Venho expor aqui publicamente a minha opinião sobre a festa de passagem de ano em Coimbra, no Centro Norton de Matos.
POSITIVO:
- os grupos portugueses, todos eles diferentes e bons!
- a organização e todas os participantes no geral, simpáticos e agradáveis.
NEGATIVO:
- o incómodo de algumas pessoas no bar, bêbados e sei lá mais o quê (que claramente dava para perceber que não participavam na festa/bailes/concertos);
- cidade de Coimbra.
Para mim esta festa foi pobre e é por isso que me dou ao trabalho de escrever, porque gosto das pessoas, da música e da dança, e gostaria de ter uma festa melhor.
Os moradores locais e com dinheiro, saem de Coimbra e vão passar a passagem de ano longe, em locais mais agradáveis, naturais, silenciosos e mais verdes.
Qual a lógica de todos convergirmos para Coimbra? Segundo o que o Matias disse para o jornal local, Coimbra é um ponto central e facilita assim a participação das pessoas vindas de todo o Portugal (com a excepção do Algarve? O exemplo da Fátima que creio que era a única este ano).
Os tempos estão mais difíceis e deve ser importante facilitar o acesso às pessoas, e Coimbra está relativamente bem servida (não muito bem em transportes públicos).
Para a estadia, a organização tem conseguido a escola, que para mim é o ideal. Já na alimentação há muitas ofertas na cidade, mas, é o mesmo de todos os dias, de qualquer cidade.
Pobre esta festa por acontecer numa grande cidade, onde tudo é cinzento à volta, desagradável - é o mesmo que temos todos os dias do ano e creio que é por isso que quem tem dinheiro foge de lá para melhores locais.
Conseguem imaginar o Andanças no centro de Coimbra? ou o próximo Entrudanças acontecer no centro de Coimbra?
É certo que muitas das pessoas que vão aos bailes podem não ter muito dinheiro, mas lembro-me que quando as festas são bonitas são também famosas na boca das pessoas! e lembro-me que mesmo com pouco dinheiro conseguíamos juntar os esforços e irmos num carro cheio para longe, acampar e cozinhar em conjunto!
De que vale ter uma festa num local desagradável como o Bairro Norton de Matos, em que as pessoas vão sozinhas nos seus carros, comem sozinhas num dos muitos restaurantes/shoppings e dormem sozinhas numas das muitas pousadas/hotéis?
Eu preferia gastar mais dinheiro a deslocar-me para um local no interior (local natural, verde), e se necessário, dormir numa escola ou pavilhão, cozinhar ou comer numa tasca local. Como exemplo aquela festa em Ferraria de São João ou o Sons em Janeiro de Cima.