Passagem de Ano 2009 em Coimbra -- opinião

Conversas de café, troca de impressões, fotos on-line, boleias e afins.

Passagem de Ano 2009 em Coimbra -- opinião

Mensagempor casainho em 04 Jan 2010, 14:07

Venho expor aqui publicamente a minha opinião sobre a festa de passagem de ano em Coimbra, no Centro Norton de Matos.

POSITIVO:
- os grupos portugueses, todos eles diferentes e bons!
- a organização e todas os participantes no geral, simpáticos e agradáveis.

NEGATIVO:
- o incómodo de algumas pessoas no bar, bêbados e sei lá mais o quê (que claramente dava para perceber que não participavam na festa/bailes/concertos);
- cidade de Coimbra.

Para mim esta festa foi pobre e é por isso que me dou ao trabalho de escrever, porque gosto das pessoas, da música e da dança, e gostaria de ter uma festa melhor.

Os moradores locais e com dinheiro, saem de Coimbra e vão passar a passagem de ano longe, em locais mais agradáveis, naturais, silenciosos e mais verdes.

Qual a lógica de todos convergirmos para Coimbra? Segundo o que o Matias disse para o jornal local, Coimbra é um ponto central e facilita assim a participação das pessoas vindas de todo o Portugal (com a excepção do Algarve? O exemplo da Fátima que creio que era a única este ano).

Os tempos estão mais difíceis e deve ser importante facilitar o acesso às pessoas, e Coimbra está relativamente bem servida (não muito bem em transportes públicos).
Para a estadia, a organização tem conseguido a escola, que para mim é o ideal. Já na alimentação há muitas ofertas na cidade, mas, é o mesmo de todos os dias, de qualquer cidade.

Pobre esta festa por acontecer numa grande cidade, onde tudo é cinzento à volta, desagradável - é o mesmo que temos todos os dias do ano e creio que é por isso que quem tem dinheiro foge de lá para melhores locais.

Conseguem imaginar o Andanças no centro de Coimbra? ou o próximo Entrudanças acontecer no centro de Coimbra?

É certo que muitas das pessoas que vão aos bailes podem não ter muito dinheiro, mas lembro-me que quando as festas são bonitas são também famosas na boca das pessoas! e lembro-me que mesmo com pouco dinheiro conseguíamos juntar os esforços e irmos num carro cheio para longe, acampar e cozinhar em conjunto!

De que vale ter uma festa num local desagradável como o Bairro Norton de Matos, em que as pessoas vão sozinhas nos seus carros, comem sozinhas num dos muitos restaurantes/shoppings e dormem sozinhas numas das muitas pousadas/hotéis?

Eu preferia gastar mais dinheiro a deslocar-me para um local no interior (local natural, verde), e se necessário, dormir numa escola ou pavilhão, cozinhar ou comer numa tasca local. Como exemplo aquela festa em Ferraria de São João ou o Sons em Janeiro de Cima.
última vez editado por casainho s 04 Jan 2010, 18:13, editado 1 vez no total
Procuro para relacionamento sério, mulher portuguesa da Região do Minho com pernas fortes por dançar o Vira.
casainho
Círculo

Registado: 31 Mar 2008, 14:07

Re: Passagem de Ano 2009 em Coimbra -- opinião

Mensagempor Luis em 04 Jan 2010, 17:42

Pessoalmente, concordo com o local actualmente escolhido para a passagem de ano, tendo já feito a viagem para Coimbra tanto de carro como de comboio, vindo da margem sul do tejo, mesmo que trabalhe na véspera de ano novo, para depois acampar numa escola. Mas lá está, é uma opinião pessoal, pois nem todos poderão chegar a esta cidade com a mesma facilidade, vindos de outros pontos do país.

Não é que seja uma regra, mas ao pensar em locais mais próximos da natureza, porventura mais aprazíveis mesmo nesta altura do ano (longe das cidades e do betão), vejo também maiores dificuldades no seu acesso - estradas em piores condições, e nem sempre em linha recta, e agravadas pela neve ou pela chuva -, seja com viatura própria, ou recorrendo aos transportes públicos.

E não serão todos os que conseguirão sair do trabalho no dia 31, e meterem-se na estrada a caminho de uma serra, em estradas com curvas seguidas de curvas, de modo a chegar a tempo das doze badaladas.

Mas a passagem de ano não foi sempre feita em Coimbra, e como tal, poderá ocorrer no futuro noutros locais.

A dificuldade está em conciliar a facilidade de acesso com a fuga das grandes cidades, tendo em consideração que acampar no inverno não é tão agradável (ou até desagradável, para alguns) como noutras alturas do ano.
Há mais opiniões?
Rodobalho | DancasTradicionais.net também no: facebook, myspace, twitter, youtube, newsletter: envia mail para dancas [arroba] dancastradicionais [ponto] net
Luis
Muñeira

Registado: 21 Fev 2008, 17:12

Mensagempor Biqueiras d'aço em 04 Jan 2010, 20:47

Acho mesmo curioso o facto de haver sempre alguma coisa que transforme um festival interessante numa calamidade (ou quase). Há sempre alguma coisa que não agrada a alguém. Há uns tempos era a música francesa; agora é o local, que até aqui nunca tinha sido um problema. O festival foi exclusivamente português e com qualidade, não há nada de mal a dizer, na minha opinião. Parabens ao Matias (também pelo seu aniversáro, hoje, dia 4), à Tradballs e ao colectivo Rodobalho, que ousam fazer coisas, realizar sonhos e partilharem isso connosco.
Vítor Cordeiro
Biqueiras d'aço
Scottish

Registado: 25 Mar 2008, 14:19

Mensagempor casainho em 04 Jan 2010, 21:11

Biqueiras d'aço Escreveu:Há sempre alguma coisa que não agrada a alguém. Há uns tempos era a música francesa; agora é o local, que até aqui nunca tinha sido um problema.

O local nunca me agradou, nestes últimos 3 anos lá no Bairro Norton de Matos.

Outro exemplo é o Fest-i-ball que tem acontecido em Lisboa no teatro da Luz. Já não fui da última vez que aconteceu.

O Entrudanças é um exemplo de um festival que me está mais distante do que Lisboa ou Coimbra, mas prefiro e tenho ido sempre a esse, em vez do Fest-i-ball por exemplo.
Procuro para relacionamento sério, mulher portuguesa da Região do Minho com pernas fortes por dançar o Vira.
casainho
Círculo

Mensagempor cristina silva em 05 Jan 2010, 03:16

Casaínho.
Já sabemos que preferes ambientes mais naturais e contextos mais tradicionais. Mas isso não é motivo para que não se façam também festivais urbanos, dentro de cidades grandes, fechados num teatro ou auditório. Há lugar para tudo.

Na passagem de ano, tendo em conta que é Inverno, a opção urbana não é má. Não percebo o teu problema em relação ao convívio: as pessoas vão sozinhas, comem sozinhas e dormem sozinhas só se quiserem - as boleias organizam-se na mesma, as refeições não são propriamente nas tascas (porque está tudo fechado) mas a urbanidade do shopping também permitiu que vários grupos se juntassem à mesa e em relação às dormidas conjuntas há sempre a possibilidade de acampamento geral.
cristina silva
Valsa de 3 Tempos

Registado: 06 Abr 2008, 23:16

Mensagempor CarlosSantos em 05 Jan 2010, 09:28

Não estive em Coimbra por isso não vou opinar sobre a iniciativa. No entanto, depois de ter lido todas as linhas deste tópico, gostava de reforçar uma importante reflexão do Vitor: Parabéns àqueles "que ousam fazer coisas, realizar sonhos e partilharem isso connosco".
CarlosSantos
Site Admin

Registado: 16 Fev 2008, 16:27

Mensagempor casainho em 05 Jan 2010, 22:19

cristina silva Escreveu:Não percebo o teu problema em relação ao convívio(...)

Como um dos objectivos do baile é juntar as pessoas, acho que quem organiza tem de fazê-lo tendo em conta este importante objectivo.

Não acho que se deva obrigar as pessoas, mas acho que se tem de proporcionar essas possibilidades de convívio. E por exemplo, comparando com o Entrudanças, este festival de passagem de ano é bem mais pobre, IMO.
casainho
Círculo

Mensagempor cristina silva em 06 Jan 2010, 04:18

Casasínho.
Estás a querer comparar coisas que já há partida são de si diferentes. Não faz sentido.
cristina silva
Valsa de 3 Tempos

Registado: 06 Abr 2008, 23:16

Mensagempor TuiGalvao em 06 Jan 2010, 10:45

Eu não li as mensagens todas, mas há uma coisa que eu ADORO no Centro Norton de Matos - o chão! Chão do Norton de Matos... hmmm... :mrgreen:

Claro que a dispersão natural (referida pelo Casainho) é a parte menos simpática, mas temos de perceber que nunca vai haver um sítio perfeito!
TuiGalvao
Bourrée

Registado: 01 Abr 2008, 12:37

Mensagempor casainho em 06 Jan 2010, 12:28

cristina silva Escreveu:Casasínho.
Estás a querer comparar coisas que já há partida são de si diferentes. Não faz sentido.

São diferentes, mas parece-me que os objectivos relativamente ao baile e música devem ser os mesmos (??).

Repara que o Entrudanças acontece também no Inverno, costuma estar frio e todos os participantes o sabem.

No geral acho que tanto os acessos, como a estadia e alimentação são mais difíceis no Entrudanças. E as pessoas deixam de ir? Nos anos passados isso não aconteceu.

E comparando os muitos shoppings/restaurantes de Coimbra com os locais típicos onde costumamos ir em Entradas, nunca em Coimbra me sentei numa mesa para comer e beber e tive música ao vivo com a Selina e/ou outros músicos!

Lá naquela tasca (que não sei o nome) em Entradas, muitas pessoas do festival iam lá parar. Come-se boa comida local, bebe-se vinho local, toca-se, canta-se e dança-se :-) --- agora compara com o shopping DolceVita de Coimbra...
casainho
Círculo

Próximo

Voltar para Mesa redonda

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes