Fado batido ?

Nomes, origens, vídeos e outras informações sobre as danças tradicionais de todo o mundo.

Fado batido ?

Mensagempor Noctule em 03 Jul 2008, 15:27

Tive a oportunidade de descobrir uma dança durante uma oficina em França.

É uma dança para dois casais, com a troca de lugares na primeira parte, eo movimento circular para frente e para trás na segunda parte (com uma batida dos mãos).
Espero que a minha descrição é claro ...
Não tenho qualquer ligação a fornecer, a menos que seja a dança que aparece no vídeo dos Roncos do Diabo, aqui. Neste caso, dança é chamado "fado batido" ?

Sei que o aprendizado de uma dança de sua descrição é a abordagem errada, mas eu gostaria de rever um pouco antes da próxima Andanças.
Alguém deseja que a tentativa de recordar a mim próprio por escrito os passos e a coreografia ?
Eu uso um tradutor automático.
Noctule
Pé de Chumbo

Registado: 01 Jul 2008, 16:04

Re: Fado batido ?

Mensagempor Joana RCL em 03 Jul 2008, 19:04

Salut Noctule!
bienvenue à ce forum !
Cette musique est du « Fado Batido » qui est une danse du Ribatejo (région du centre du Portugal proche de Lisbonne), mais la chorégraphie qui se voit dans la vidéo est d'une autre danse, le « Rapasseado » (que c'est une danse du Trás-os-Montes, une région nord-est du Portugal).
Je sais que déjà j'ai dansé le “Fado Batido” mais jamais ce n'est pas très facile d'ne pas expliquer une chorégraphie par des mots.
La danse a deux parties.
En première partie nous tournons pour la contre-paire et après pour la paire et après pour la contre-paire et après pour la paire.
En seconde partie de la danse nous dansons avec notre paire comme dans une danse de paires. Le jeune est de côte pour le centre d'tournoyer et la jeune fille est de devant. Nous donnons deux étapes pour le côté, deux étapes de devant, deux étapes pour donner chaussette tourne, deux étapes pour donner autre demi retour et tournons la position initiale.
Il avait qu'il entendra la musique pour que ait la certitude mais je trouve que nous répétons chaque partie deux fois.
S'il vous plaît quelqu'un qui confirme si ce que j'ai dit est correctement !
P.S1: tu peus faire ta présentation les tout le monde dans la section "Apresentações"
P.S2: j'aussi utilise un traducteur automatique !
Joana RCL
Valsa de 3 Tempos

Registado: 07 Abr 2008, 20:45

Mensagempor Cris em 03 Jul 2008, 19:16

Joana RCL Escreveu:P.S2: j'aussi utilise un traducteur automatique !

LOL o que faz com que todos os que não percebem frances tenham de o utilizar também ;)
Podes por o texto em portugues que acho que o Noctule o põe no tradutor para ler :D

Bem Vindo Noctule!
É giro e interessante ter pessoal internacional a participar por aqui :)
Secção de anúncios pessoais
Para qualquer questão contactar o administrador do forúm
Cris
Saia da Carolina

Registado: 03 Maio 2008, 00:16

Mensagempor Joana em 03 Jul 2008, 19:38

Perdi-me na segunda parte. Joaninha em português s'il vous plait
Joana
Mazurka

Registado: 21 Fev 2008, 22:03

Mensagempor Joana RCL em 03 Jul 2008, 22:41

Era caso para dizer "Agora é que me lixaram!" :oops: É que eu fui acertando o texto que escrevi em português à medida que aplicava o traductor automático, de modo a que o texto em françês resultante me parcesse fazer sentido... e não guardei o documento....
bem, falando agora com portugueses que é muito mais fácil
O Matias já ensinou o Fado Batido acho que no Entrudanças ou na Passagem de Ano. É uma dança ribatejana. No filme que Noctule refere a coreografia é do Rapasseado (que, acho eu, é uma dança mirandesa, ou pelo menos de Trás-os-Montes).
Quanto à coreografia do Fado Batido (e por favor, mais uma vez, alguém que me corriga se eu tiver a dizer asneiras) a dança tem duas partes:
1ª parte
Braços no ar como na maior parte das danças portuguesas (não sei explicar lá muito bem o passo se é tipo "escovinha" ou "passo de vira" ou "passo de malhão", bem, qualquer coisa do género, nada que não se faça noutras danças parecidas) viramos para o contrapar, depois para o par depois para o contapar e depois para o par.

2ªparte
dança a pares, Manel de costas para o centro da roda e Maria virada para o centro da roda)
dois passos para o lado (sentido anti-horario), dois passos em frente, dois passos em meia volta, mais meia volta outra vez e volta à posição inicial.

Tinha que ou vir a música mas acho que cada parte de repete duas vezes

bem espero que este texto faça algum sentido
Joana RCL
Valsa de 3 Tempos

Mensagempor Joana em 03 Jul 2008, 22:49

Joana RCL Escreveu: No filme que Noctule refere a coreografia é do Rapasseado (que, acho eu, é uma dança mirandesa, ou pelo menos de Trás-os-Montes).
2ªparte
dança a pares, Manel de costas para o centro da roda e Maria virada para o centro da roda)
dois passos para o lado (sentido anti-horario), dois passos em frente, dois passos em meia volta, mais meia volta outra vez e volta à posição inicial.

Obrigada Joaninha sim o Repasseado é de Miranda. Qd dizes dois passos para a frente é para fora da roda certo?
Essa musica não me é nada estranha não sei se é da minha costela Ribatejana. Ou alguém me sabe dizer naquela tertúlia em que estiveram 3 dos fol&ar e tocaram o dartacão não tocaram também esta musica?
Beijinhos
Joana
Mazurka

Mensagempor Cris em 03 Jul 2008, 23:00

A coreografia que estás a descrever é esta, não é?
Secção de anúncios pessoais
Para qualquer questão contactar o administrador do forúm
Cris
Saia da Carolina

Registado: 03 Maio 2008, 00:16

Mensagempor Joana RCL em 04 Jul 2008, 11:58

Joana Escreveu: Qd dizes dois passos para a frente é para fora da roda certo?
Essa musica não me é nada estranha não sei se é da minha costela Ribatejana. Ou alguém me sabe dizer naquela tertúlia em que estiveram 3 dos fol&ar e tocaram o dartacão não tocaram também esta musica?
Cris Escreveu:A coreografia que estás a descrever é esta, não é?
Beijinhos

não a coreografia não é essa mas a parte em que danças a pares é parcida. Eu sei que já dançei isto num baile mas não me lembro se foi com os Fol&ar eu se foi com os Mosca Tosca ou se foi em alguma jam...

Bem que eu dizia que não é fácil descrever uma coreografia por palavras. Vou tentar expressar-me melhor.
1ª parte
virar para o contra-par depois para o par depois para o contra-par e depois para o par (passo tipo mat'aranha)
2ªparte
dança a pares: manel de costas para o centro da roda e maria de frente para o centro da roda.
I) Dois passos laterais tipo an-dro no sentido anti-horario,
II) manter a possição de pares mas torcer um bocadinho de modo que o manel fica com o ombro esquerdo virado para o centro da roda e a maria fica com o ombro direito virado para o lado de fora da roda, (como na Chapelloiese mas não é com a mão dada, é em posição de pares ) e dá-se passos em frente
III) meia-volta e outra meia volta e tornamos à posição inicial (manel de costa para o centro da roda e a maria de frente)

acho que cada parte retepe duas vezes mas não tenho a certeza
Espero ter sido mais clara agora
Joana RCL
Valsa de 3 Tempos

Mensagempor Noctule em 04 Jul 2008, 17:48

Obrigado por suas respostas.

Como eu temi isto, eu descrevi a dança que me interessa mal:
na segunda parte, o movimento está no círculo no anti-horário, logo enquanto avançando, logo enquanto voltando, a primeira vez enquanto batendo algumas mãos, a segunda vez nos braços altos (eu acredito).
Isso não corresponde então nada ao vídeo espanhol (que eu soube, donde minha dificuldade com o título do vídeo dos Roncos).
Parece a mim, qual eu procuro é o que você chama um "repasseado."

Juana RCL, agradeço-lhe o seu esforço, e tomo nota da descrição do "fado batido".

Eu uso tradutor Reverso http://www.reverso.net/, e também a ferramenta analógica http://translate.google.com/ (bom para as expressões, ruim para os acordos). Não é inútil para fazer uma tradução inversa para o idioma de origem para refinar a tradução.
Eu uso um tradutor automático.
Noctule
Pé de Chumbo

Registado: 01 Jul 2008, 16:04

Mensagempor Joana em 04 Jul 2008, 18:24

No tópico viewtopic.php?f=5&t=111&p=392&hilit=verde+gaio#p392 está o link do youtube: http://www.youtube.com/watch?v=Y1jJEVwd06Q&eurl=http a musica é do Verde Gaio mas eles estão a dançar um Repasseado. se estás interessado em danças portuguesas visita o tópico que te indiquei e a nossa secção de vídeos também
Eu adoro esta dança e vou tentar explicar ora primeira parte:
Palmas ao centro braços no ar vira para o par vira para o contra-par vira para o par contra-par par contra-par par. As pessoas vão sempre andando e isto dá movimento a quadrilha do tipo 1,2,3 vira para o contra-par 1,2,3 vira para o par
segunda parte:
todos a rodar mulheres passam por fora homens passam pelo meio faz se passo tipo o da dança do urso homens passam por fora a rodar e mulheres por dentro passo da dança do urso repete se isto duas vezes e recomeça a primeira parte.
é um pouco complicado explicar acho que pelo vídeo da para ter uma ideia.
Os meus repasseados favoritos são o de Omiri que podes ouvir em http://www.myspace.com/omirisound e o dos Galandum Galundaina
Joana
Mazurka

Próximo

Voltar para Danças e lhaços

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante